As Escravas da mãe de Deus
O registro da fé na Folia de Nossa Senhora da Piedade, realizada há mais de 100 anos
As Escravas da mãe de Deus é um documentário com narrativa marcada por elementos da história e da etnografia da celebração em louvor à Nossa Senhora da Piedade, folia realizada há aproximadamente 100 anos, sempre no mês de junho, na região de Igarapé do Lago, distrito de Santana, no Amapá.
O documentário tem como argumento central a Folia das “Escravas da Mãe de Deus da Piedade”. Os foliões também são conhecidos como “foliões da Mãe de Deus da Piedade” e são pessoas das mais diferentes faixas etárias, de12 a 82 anos.
O sentimento religioso e seu registro como um fenômeno visível e dizível é o fio condutor do documentário. Composição entre palavras, gestos e sons, a própria observação das pessoas, enquanto fiéis, seus silêncios, rostos, movimentos, olhares, o que permitiu perceber circunstâncias ritualísticas da folia e uma comunicação com uma paisagem sonora.
O filme tem trilha sonora original, elaborada a partir da composição de sons originais das rezas, ladainhas, batuques, paisagem natural e dos recursos da etnografia e da música.
Documentário. 2010. 26 min. Direção de Áurea Pinheiro e Cássia Moura. Autoria de Decleoma Lobato